O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem constitui a maior área florestal junto à cidade da Figueira da Foz, representando, com os seus cerca de 400 hectares, não só um enorme valor paisagístico e ambiental mas, igualmente, uma área de lazer que contribui para a qualidade de vida dos seus utentes.
Este parque é servido por várias estradas asfaltadas e por inúmeros caminhos florestais em terra batida, sendo a de maior importância estrutural e estruturante a estrada que sobe do Cabo Mondego até ao Abrigo da Montanha e que depois acede à Bandeira, descendo para Quiaios, através do Cruzamento do “Triângulo”, quer por representar a via com maior tráfego, quer por poder marcar uma barreira física que corta o Parque em duas áreas.
A rede viária transitável por veículos ligeiros e pesados tem cerca de 26,57 km. A estes caminhos acrescem cerca de 8.000 m de outros em terra batida, cujo piso só permite a circulação de veículos todo-o-terreno. Tem inúmeros caminhos pedonais, circuitos cicláveis, onde o visitante poderá observar um rico património natural, arqueológico e paisagístico e variados equipamentos, estando os principais a pouco mais de cinco minutos do centro da cidade.
Na sua periferia localizam-se, na encosta sul, diversos espaços residenciais, no seu lado nascente, a povoação da Serra da Boa Viagem, na encosta Norte uma zona florestal com influência das povoações de Quiaios e da Praia de Quiaios e Murtinheira. Dentro do próprio parque situam-se as casas de guarda, a capela de Sto. Amaro, o Farol do Cabo Mondego e o edifício do Abrigo da Montanha.
O valor de cota mais alta é de 261,88 m, no vértice geodésico da Bandeira. As áreas abaixo dos 100 m são muito reduzidas, representando cerca de 6% da área da Serra. A esmagadora maioria da área situa-se entre os 150 e os 250 metros de altitude. Murtinheira. Dentro do próprio parque situam-se as casas de guarda, a capela de Sto. Amaro, o Farol do Cabo Mondego e o edifício do Abrigo da Montanha.
A orografia é bastante complexa, sendo que as áreas praticamente planas (declives inferiores a 4%) têm reduzida expressão. As zonas com declive acima dos 25% representam cerca de 20% do total.
A hidrografia é caracterizada pela existência de numerosas linhas de água, que apenas no inverno veiculam água superficial.
O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem conta com variados equipamentos de usufruto público, associados às atividades desportivas, de recreio informal e de informação ambiental (Parques Infantis, Parques de Merendas, Restaurante), constituindo-se uma área com enorme valor ecológico para aqueles que procuram um espaço verde, com bonitas paisagens, para passear, praticar diversos desportos ao ar livre, correr, andar de bicicleta, observar a flora e descobrir a fauna.
Por tudo isto, o Parque Florestal da Serra da Boa Viagem espera por si.
Fonte: Câmara Municipal da Figueira da Foz